sexta-feira, 18 de março de 2011

ÓCULOS UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA

Desde 500 a.c registra-se o uso dos óculos como adorno ou forma de discriminação social. Somente na Idade Média ocorre a fabricação das lentes, a partir do aperfeiçoamento feito pelo matemático árabe Al-Hazen.

Foto: google.com
O primeiro par de lentes com grau unidos por aros de ferro e rebites surge na Alemanha, em 1270. Com os avanços tecnológicos esse objeto utilizado para correção da visão virou sinônimo de moda. Muitas pessoas adaptaram a necessidade do uso com o seu estilo, fazendo combinações de cores e modelos.

Porém, alguns cuidados devem ser tomados, como alerta o oftalmologista Manoel Augusto, ao admitir que existem disponíveis no mercado vários modelos e que o cliente deve atentar-se além da combinação, que os óculos estejam dentro das normas de segurança e no tamanho adequado para a lente corretora. O profissional ainda aconselha o uso de lentes transitions. “É o ideal para Fortaleza, pois adaptam rapidamente às variações de luminosidade, ajudando na proteção contra os raios solares”.

Para aqueles que utilizam a visão com uma maior freqüência para leituras, como os alunos e professores o ideal é a utilização de uma lente anti-reflexo. Na próxima consulta ao seu oftalmologista verifique o tipo de lente ideal, e na hora da compra, além do designe atente-se aos conselhos do profissional.

Texto de Edson Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário