domingo, 19 de junho de 2011

AS OPORTUNIDADES DOS FORMANDOS EM DIREITO

 O Curso de Direito é um dos mais concorridos do País. A Ordem dos Advogados do Brasil - OAB estima que hoje existam mais de 500.000 estudantes de Direito em todo Brasil. Os formandos podem atuar como, advogado ou seguir a carreira jurídica, trabalhando como advogado público, juiz, promotor de Justiça ou delegado de polícia. Para ser advogado é preciso passar no exame da OAB. Já os pretendentes ao cargo de juiz, promotor ou delegado de polícia têm de prestar concurso público. Para tornar-se juiz, além do concurso, é imprescindível ter dois anos de inscrição na OAB como advogado.

Fonte: google.com


De acordo com o professor Júlio Pontes, coordenador do Curso de Direito da Faculdade Cearense, é fundamental que o aluno se dedique desde o primeiro semestre para ter aprovação no exame da Ordem e que os cursos deveriam ser centrados na advocacia. Pontes acredita que a área pública encontra saturada, mas não descarta as oportunidades na qual o graduado entra por meio de concurso, que são as de Juiz, Promotor, Procurador, Delegado de Polícia e a Defensoria Pública.

De acordo com o Coordenador, a carreira privada ainda é a melhor opção áreas como o direito ambiental, da tecnologia da informação, direito internacional e da genética exige cada vez mais a necessidade da preparação do profissional. No âmbito empresarial, as áreas trabalhista, tributária, cível e empresarial são boas oportunidades.

Texto de Edson Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário