segunda-feira, 13 de junho de 2011

LIBRAS, UM DIFERENCIAL PARA O MERCADO DE TRABALHO

 
Alfabeto em Libras
Fonte: google.com
Quando indagados a respeito da língua oficial no Brasil, respondemos que é o português. E de fato é verdade. Mas esquecemos que desde 2002, a Língua Brasileira de Sinais – Libras tornou-se a segunda língua oficial no território brasileiro. Para o coordenador Pedagógico de Libras do Centro de Línguas de Maracanaú (CLM), Oton Renan, a desinformação é resultado da falta de conscientização. “Primeiro veio a Lei, mas o que deveria ter sido feito era uma conscientização para depois se falar da legislação. Principalmente, conscientizar as famílias dos deficientes auditivos”, esclarece. 

Com ou sem informação, a procura pelo curso de Libras tem aumentado. Oton ressalta que até 2009 o público alvo eram pessoas próximas, geralmente familiares, amigos e professores. Ressalta que desde 2010 o interesse se ampliou, e profissionais em diversas áreas estão se interessando pelo curso. “Apesar de termos outras áreas interessadas, como a saúde, o comércio ainda falta profissionais para o mercado, falta principalmente interprete”.
 
Sinal: Família
Fonte: dicionariolibras.com
A estudante de pós-graduação em Psicopedagogia da Universidade do Vale do Jaguaribe, Ana Alice da Silva, faz o curso de Libras há um ano e garante que é um diferencial para o profissional. “O curso veio enriquecer meus conhecimentos como psicopedagoga e me ajudar a aplicá-los nas comunidades de pessoas com deficiência auditiva”, partilha. 
Então você que estar procurando um diferencial profissional, saiba que o mercado está carente de profissionais que dominem a Língua de Sinais. “Hoje tem a necessidade de profissionais, a tendência de aumento é maior ainda”, alerta Oton Renan.


Locais que disponibilizam o curso:
·   CLM (Centro de Línguas de Maracanaú) – (85) 3371.8801
·   IMPARH - http://www.fortaleza.ce.gov.br/imparh/
·   Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos) - (85) 3283.9126
·   Associação dos Surdos de Maracanaú e nas Associações dos interiores do Estado.
·   Curso Ótimo - Avenida João Pessoa (próximo ao IMPARH).

Quer conhecer alguns sinais? Acesse

Texto de Alessandra Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário